Como perder o medo de Abrir seu próprio negócio

Como perder o medo de abrir seu próprio negócio?

Abrir o próprio negócio é um sonho, ou um grande objetivo, para muita gente. E tão comum quanto ter esse sonho, é a presença do frio na barriga de medo que surge ao se imaginar liderando a própria empreitada.

Se você deseja assumir seu lado empreendedor, mas ainda tem insegurança, nós separamos algumas dicas para que você saiba como perder o medo de abrir o próprio negócio.

Passe do medo para o conhecimento

Sim, o desconhecido é temeroso, nosso cérebro é programado para se afastar do que não conhecemos e isso funciona como mecanismo para a nossa sobrevivência. Portanto, saiba que esse medo é esperado. E mais do que isso, é possível de ser superado.

Um dos caminhos mais efetivos para superar o medo do desconhecido é por meio da preparação com muito conhecimento. Ter um bom embasamento teórico antes de abrir o seu negócio dará a você mais confiança para seguir adiante.

Procure saber o suficiente sobre gestão de negócio, empreendedorismo, sobre o seu ramo de atuação, a região que pretende trabalhar, a legislação do setor desejado, se há demanda para o seu serviço, qual será o seu diferencial e como fazer o seu marketing.

O SEBRAE é uma excelente fonte especializada sobre todas essas questões.

Outro ponto que te ajudara a vencer o medo abrir um negócio, é ter uma consultoria contábil especializada. São profissionais que vão lhe orientar sobre todos os trâmites para a abertura da empresa, bem como os impostos a serem pagos, como são os procedimentos para contração e desligamento de trabalhadores, e como organizar a movimentação do caixa e controlar as finanças da sua empresa. Essa assessoria contábil é um apoio essencial para te dar segurança e legalidade em todo o processo de início da sua empresa.

Ter conhecimento dará clareza sobre como é a vida de empreendedor, ajudará no caminho para o sucesso e resultará na marca de empresa que sobreviveu aos difíceis anos iniciais e prosperou.

O conhecimento deve se transformar em ação

Com todo o conhecimento adquirido em mãos, o medo inicial já vai começar a se diluir e o próximo passo para vencer o medo de abrir um negócio próprio é passar para a ação. Tenha a coragem de assumir seu espírito empreendedor e passe do sonho para o plano, e do plano para a ação. Use seu foco, disciplina e vontade de inovar e aperfeiçoar para executar um planejamento. Com todos os critérios e informações que você descobrir que são necessários estudando sobre como empreender, elabore um plano de negócio.

O plano de negócio será seu mapa, um guia, para saber quais etapas devem ser cumpridas e quando elas acontecerão. Ele te ajudará a saber como está o controle do capital inicial e como está a provisão de lucro, o que precisa ser feito, o que precisa ser mudado.

Se grande parte do medo de abrir um negócio é causada pelo medo do desconhecido, o plano de negócio lhe orientará com segurança. E não hesite em procurar por gestores profissionais e consultorias especializadas quando sentir que precisa de ajuda.

Então, vamos lá? Conhecer e agir é o melhor jeito de superar o medo de abrir um negócio.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on print
Print
Share on email
Email
X
Olá, estamos ansiosos para falar contigo.